Apresentação

Ezio dos Santos Dantas da Conceição

       O Produto Educacional que será apresentado foi idealizado, desenvolvido e aplicado mediante a participação do autor no curso “Uso Pedagógico das Tecnologias Educacionais” de servidores / educadores efetivos da rede pública da Secretaria de Educação do Estado da Bahia no ano de 2018. O curso on-line a distância, naquela oportunidade ofertado, foi ministrado com o envolvimento de uma parceria entre Universidade Federal do Estado da Bahia-UFBA, Instituto Paramitas e Secretaria de Educação – SEC BA, o que proporcionou aos educadores uma formação instrucional sobre como utilizar no ambiente escolar as ferramentas educacionais dispostas no ambiente Google para a Educação. Todos os professores adquiriram, com a participação no curso, um e-mail pessoal e-Nova, como forma de utilizar os vários aplicativos educacionais inseridos no Google através do Programa e-Nova Educação. Importantes salientar, que, além dos professores, os estudantes da rede estadual também adquiriram e-mails e-Nova educacionais. Os colégios da rede estadual de ensino do estado da Bahia vêm recebendo Chromebooks, como forma de facilitar o acesso dos estudantes aos vários recursos e aplicativos educacionais do Google para a Educação como modo de promover a interação professor – alunos dentro e fora da sala de aula.

       Baseado nessa formação, desde então, o autor começou a trabalhar com didáticas pedagógicas com a utilização de tais ferramentas de ensino da plataforma Google o que dinamizou muito a prática, facilitando o planejamento, reduzindo o trabalho e liberando tempo para outras atividades. Importante enfatizar, que o Programa e-Nova Educação foi concretizado, diante de uma parceira Governo do Estado e o Google, ou seja, a união vem possibilitando o acesso do uso pedagógico das tecnologias para professores e estudantes da rede estadual de ensino.

       O produto educacional que será exposto com as orientações de aplicação e sequência planejada poderá ser empregado com as ferramentas educacionais mesmo que não exista parceria entre a secretaria de educação onde o leitor professor atua com o Google, mas, deixando bem claro que todos os envolvidos, professor e estudantes, deverão possuir contas e-mails Google e que alguns aplicativos, como exemplo o Google Drive (armazenamento de arquivos), se limita a 15 Gigabytes. Para os professores e estudantes da rede de ensino da Bahia e para outras regiões onde as secretarias de educação estabelecem parceria com o Google o acesso de armazenamento de arquivos ao Google Drive é ilimitado.

       Aprimorado no descrito anterior, foi criada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para abordar conceitos de várias temáticas dentro da Termometria e Calorimetria, tendo em vista a compreensão do Tema Transversal Aquecimento Global com a utilização de ferramentas educacionais do G Suíte / Google para Educação e plataforma Khan Academy.

       Foi definida uma sequência didática planejada de dezessete horas-aulas que serão esclarecidas no transcorrer desse documento que poderá ser, também, compreendido como um material instrucional para educadores que atuam na docência do Componente Curricular Física, mais especificamente professores do 2º ano do Ensino Médio da Educação Básica Nacional. Importante acrescentar que a eficácia dos resultados dependerá de condições propícias à utilização das ferramentas educacionais citadas anteriormente, no espaço escolar, ou seja, um laboratório de informática com infraestrutura cabível para as aulas no transcorrer da sequência de ensino (computadores em boas condições de uso) e internet com velocidade considerável são essenciais para o sucesso do trabalho.

       Espero que o trabalho que será apresentado possa de alguma forma contribuir com a qualidade do ensino no Componente Curricular Física alinhado a outras áreas importantes do conhecimento, como àquelas ligadas à questão ambiental, beneficiando educadores da área, e, por conseguinte, que a aprendizagem dos estudantes possa fluir de forma significativa, com prazer, empolgação, dinamismo e eficácia, fazendo lembrar que os recursos utilizados neste trabalho poderão ser adequados às necessidades de cada colegiado escolar atendendo aos anseios do professor e, em especial, dos estudantes.