11 – Questionários – Avaliando a Aprendizagem

Conforme visto no capítulo 4, o Google Formulários se constitui como um recurso educacional onde é possível realizar provas, pesquisas, questionários, enfim, trata-se de uma ferramenta muito útil para averiguar os resultados atingidos ou alcançados por um determinado grupo que está sendo diagnosticado ou avaliado.

Para finalizar a sequência de ensino foi investigado o conhecimento adquirido dos estudantes nas duas turmas onde o produto educacional foi aplicado. Foi requerido aos estudantes para responderem de forma individual dois formulários / questionários investigativos para detectar o alcance da aprendizagem sobre os temas abordados (Termometria, Calorimetria e Aquecimento Global) e sobre os recursos do Google e da Khan Academy que foram utilizados no processo.

Os estudantes receberam em seus e-mails e-Nova ou Gmail o convite para participarem de duas pesquisas / questionários, uma sobre a utilização da metodologia adotada em se tratando do trabalho realizado sobre os recursos educativos do Google e da plataforma Khan Academy e outro sobre os conteúdos de termometria, calorimetria e aquecimento global ensinados na sequência de ensino.

Os alunos receberam através da caixa de entrada do e-mail de cada um, os seguintes convites ilustrados na figura 51 a seguir.

Figura 51 – Convite Google Formulários.

O estudante será direcionado para a página destinada a cada um dos questionários ao clicar em “preencher formulário”. Essa atividade deverá ser realizada em sala de aula de forma individual na sala laboratório de informática, ou com a utilização de Chromebooks, ou, por fim com a utilização dos celulares dos alunos. Para responder, cada questionário, o estudante terá 25 min que devem ser cronometrados pelo professor. Os resultados são obtidos automaticamente pelo Google Formulários ao término da realização do questionário por parte da turma. Tais resultados poderão ser analisados tanto do ponto de vista global da turma, como também a partir da parte individual, onde o professor poderá averiguar com exatidão se a aprendizagem ocorreu ou se foi satisfatória levando-se o aspecto global das turmas.

As figuras 52 e 53 ilustram os estudantes das turmas 2º A e 2º B, respectivamente, respondendo os questionamentos com a utilização dos Chromebooks.

Figura 52 – Estudantes respondendo os questionários I,
Figura 53 – Estudantes respondendo os questionários II.

Os questionários sobre essa atividade final encontram-se disponíveis no Apêndice C (sobre os aplicativos e plataformas online) e Apêndice D (sobre   Termometria, Calorimetria e Aquecimento Global). O retorno da aprendizagem por parte dos estudantes é discutido no Capítulo 6 – Resultados e Discussões da Dissertação deste trabalho.