3 – Criação Turmas no Khan Academy

­­­­­­­­­       A plataforma de ensino Khan Academy é inteiramente gratuita com vasto campo de materiais educacionais inseridos. O educador poderá formar turmas a partir de convites para seus alunos, o que chama muita atenção nesse ambiente, além, claro, de um acervo fantástico de conteúdo das mais distintas áreas do conhecimento. Arquivos como vídeo-aulas, artigos, exercícios distribuídos em níveis (dos mais simples aos mais complexos) são dispostos nesse espaço, oportunizando ao docente e estudantes um acervo de conteúdos dos mais variados componentes curriculares.

O que entusiasma é que a Khan Academy pode ser utilizada mediante integração com a Sala de Aula do Google, possibilitando ao professor distintas formas de condução metodológicas ao alunado.

Bom destacar que tal espaço educacional foi criado a partir da ideia de Salman Almin Khan, educador americano, que começou gravando vídeo-aulas para seus familiares, criando posteriormente um canal no YouTube. O sucesso surgiu de forma imediata, possibilitando a criação dessa plataforma de ensino voltada para professores e estudantes, em especial, nas áreas da matemática e das ciências.

O projeto e-Nova da Secretaria de Educação do Estado da Bahia via curso sobre o Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais, já citado antes, também abrangeu para os educadores daquele estado, o conhecimento quanto à utilização da Khan Academy. A “Khan” colaborou no aspecto metodológico e foi utilizada para aprofundar conceitos importantes e fundamentais da Termometria, Calorimetria e Aquecimento Global, que serão explícitos no decorrer desse trabalho.

A seguir um tutorial, bem resumido, no que tange a formação das turmas na Khan Academy, bem similar à criação das salas de aula no Google Sala de Aula.

O primeiro passo é acessar o endereço <https://pt.khanacademy.org/>, página de abertura do ambiente (figura 12) e clicar no ícone “professores”, visando a formação do grupo escolar com a participação do professor, que será o administrador da turma em que poderá direcionar os trabalhos e a interação com os estudantes.

Figura 12 – Vista página de acesso.

­­­­­­­­       Após clicar no campo “professores” o professor será direcionado para a página de inscrição onde deverá acessar “Continuar com o Google” (ver figura 13), pois poderá entrar na plataforma utilizando o e-mail pessoal Google ou e-mail e-Nova Educação.

Figura 13 – Vista página de acesso II.

Caso o professor já esteja com login da conta Gmail ativada em seu notebook, desktop ou celular, será direcionado automaticamente para o espaço de criação de turmas com nome do professor criado pela Khan (que posteriormente o educador poderá mudar através das configurações pessoais do sistema), bem similar à sua grafia correta.

O passo seguinte será o de adicionar a turma, o que é bem simples, uma vez que alguma turma já foi formada através do Google Sala de Aula, no caso em específico a turma do componente curricular Física. Como já foi colocado, a Khan Academy pode agir de forma integrada com a Classe de Física no Google. Vamos apenas inseri-la conforme as ilustrações nas figuras 14 e 15 na sequência.

Figura 14 – Adicionar turma.

O professor irá importar a turma do Google Sala de Aula, clicando também no campo e logo depois selecionar uma turma (lembrando sempre que a turma já deverá de forma antecipada estar criada no Google Sala de Aula.

Figura 15 – Importar turma.

Logo após a turma ser importada para a plataforma Khan Academy o professor poderá escolher o curso que deseja sugerir para os alunos, isto é, se nesse caso optar para o componente curricular Física (figura 16). Os estudantes em seus respectivos e-mails Google receberão convites para participarem da turma recém-criada, que, a partir do momento que forem aceitando, automaticamente serão direcionados para o mais novo ambiente educacional digital de sala de aula.

Figura 16 – Sugerir curso.

Pronto, a turma será concluída e professor e estudantes poderão desfrutar de vídeo-aulas, artigos e exercícios sobre os mais variados conteúdos de Física. Nesse trabalho em específico, o produto educacional foi direcionado, reiterando, para tratar de assuntos ligados à Termologia.