6 – Aulas Expositivas Calorimetria

       Utilizando a mesma metodologia do capítulo anterior, o professor proporá aos seus estudantes uma nova subsequência de ensino com duração de quatro horas aulas para ministrar conteúdos sobre conceitos básicos de Calorimetria. Nessa perspectiva o educador se valerá das ferramentas educacionais digitais do Google e também da Khan Academy, além, é claro, de utilizar o livro didático adotado pelo colégio, para explanar e explicar conceitos básicos de calor (calor sensível, calor latente, calor específico, capacidade térmica, etc.) e as formas conhecidas de processos de propagação de calor (condução térmica, convecção térmica e irradiação ou radiação térmica).

6.1 Revisando conceitos / Temperatura, Calor e Equilíbrio Térmico

       O professor introduz o conteúdo através de uma revisão sobre os conceitos de temperatura, calor e equilíbrio térmico discutidos nas aulas anteriores.

       Levando-se em consideração a proposta de revisão de conteúdos de Termometria e a introdução ao estudo da Calorimetria, foi disposto no ambiente Google Sala de Aula Física das turmas uma vídeo-aula de aproximadamente sete minutos, do canal do YouTube Brasil Escola, onde é apresentado de forma bem clara e objetiva conceitos primordiais do ponto de vista da compreensão futura de outros temas da Calorimetria. O vídeo está disponibilizado através do endereço eletrônico <https://bit.ly/2AOPlEY>.

       O professor em sala de aula exibe o vídeo para os estudantes realizando intervenções, dando oportunidade aos estudantes de participarem visando um estudo de revisão do tema já explorado nas aulas passadas. Esse vídeo ficará disponibilizado para os estudantes de forma permanente, assim como todo e qualquer material depositado pelo professor, na ferramenta educacional Google Sala de Aula Física (desde que o educador – administrador não o exclua da sala de aula virtual). As figuras 27 e 28 exibem, respectivamente, a disposição do link da vídeo-aula na sala de aula virtual Google e o vídeo propriamente dito do canal Brasil Escola no YouTube.

Figura 27 – Calorimetria Introdução.
Figura 28 – Calorimetria Revisão Brasil Escola. <https://bit.ly/2AOPlEY>
6.2 Conceitos de Calorimetria

       Dando continuidade a essa subsequência de ensino o professor poderá ofertar aos seus estudantes uma proposta introdutória de atividade avaliativa sobre os conceitos de Calorimetria. Nesse sentido, foi disponibilizado para os estudantes no Google Sala de Aula Física, duas Vídeo Aulas do canal Brasil Escola, através dos professores de Física Joab Silva (disponível em: <https://bit.ly/2ZUrhZz> / pouco mais de 11 minutos) e Cleiton Duarte (disponível em:  <https://bit.ly/2ChrMoH> / pouco mais de 8 minutos),  onde explicam conceitos básicos da Calorimetria (calor sensível, calor latente, calor específico e capacidade térmica), além de demonstrarem e apresentarem as fórmulas matemáticas que definem cada um desses conceitos. Sendo assim, a sugestão foi a de lançar a proposta de os estudantes assistirem os dois vídeos em casa e logo a seguir postar em formato de atividade avaliativa no Google Sala de Aula um trabalho descritivo apresentando as definições dos principais conceitos da Calorimetria e, além disso, descrever, na mesma proposta de avaliação, três exercícios / questões (uma de cada conceito apresentado nas vídeo-aulas) com resoluções. O Google Sala de Aula apresenta um mecanismo onde o professor poderá definir o prazo final para postagem (indicando, inclusive o horário final para tal). A ideia foi a de que os estudantes tivessem um tempo máximo de uma semana para a conclusão da atividade.

       A figura 29 apresenta as instruções da proposta de atividade introdutória sobre conceitos básicos de Calorimetria. Observação: o professor poderá facilmente anexar material diversificado (vídeo, link, arquivo PDF, arquivo Word, etc.) no momento que for criar a atividade no Google Sala de Aula das turmas de Física, onde é o administrador.

Figura 29 – Calorimetria Atividade Introdutória.

       Na sequência, as figuras 30 e 31 ilustram imagens das vídeo-aulas dos professores Joab Silas da Silva e Cleiton Duarte do canal Brasil Escola do YouTube.

Figura 30- Vídeo aula Calorimetria Conceitos Básicos – Prof. Joab Silva / Brasil Escola. <https://bit.ly/2ZUrhZz>
Figura 31 – Vídeo aula Calorimetria Conceitos Básicos – Prof. Cleiton Duarte / Brasil Escola.<https://bit.ly/2ChrMoH>

       Vale lembrar que as vídeo-aulas ficarão de forma permanente para os estudantes no ambiente educacional da Sala de Aula Física do Google, o que significará muito, pois, a qualquer momento, poderão se valer desse material para o exercício de estudos.

       Após o prazo destinado ao envio das atividades dos alunos, em sala de aula, o professor oferta para seus estudantes, com a utilização do quadro branco, a resolução de exercícios / questões que os próprios alunos descreveram no trabalho, explanando dentro das resoluções os conceitos básicos da Calorimetria na tentativa de explorar mais o conteúdo em si, aproveitando o ensejo para recolher dúvidas e sacia-las. Caso o professor queira, e se achar conveniente e necessário, poderá propor mais exercícios para os estudantes através do livro didático que foi adotado em seu colégio.

6.3 Processos de Propagação e/ou Transmissão de Calor

       Para concluir essa subsequência solicita-se o estudo dos processos de propagação de calor, imprescindíveis, para a compreensão ampla do estudo da Calorimetria abordando as formas características de comportamento da emissão calorífica. Uma dessas formas, a radiação térmica (ou irradiação), será pressuposto fundamental para a discussão futura do Tema Aquecimento Global.

       Propõe-se a exposição de trabalho em equipe em sala de aula, uma apresentação oral, onde cada turma foi distribuída em duas equipes, cada uma com a responsabilidade de expor para o professor e demais estudantes uma explanação sobre cada um dos processos de propagação de calor (condução térmica, convecção térmica e radiação térmica). As instruções das apresentações orais serão postadas pelo professor na Sala de Aula Física Google para o conhecimento dos estudantes, bem como a distribuição dos estudantes em equipes/grupos, no caso dois. O professor poderá delimitar o tempo destinado a cada apresentação oral em sala de aula do trabalho proposto, além de direcionar seus estudantes quanto a questão de possíveis dúvidas que poderão surgir. Essas possíveis dúvidas poderão ser tiradas através do espaço destinado a comentários no Google Sala de Aula, ou diretamente pelo Google Chat da turma, canal de comunicação com um grupo em específico, que já foi apresentado nesse trabalho no capítulo 2 do produto educacional.

       A seguir, na figura 32, ilustração das instruções destinada à equipe de trabalho com a responsabilidade de apresentar o processo de propagação de calor por radiação térmica. Importante apresentar com o máximo de antecedência possível para o conhecimento do estudante tais instruções, além das fontes de conhecimento para o tema que cada grupo ficou com a responsabilidade de apresentar.

Figura 32 – Instruções Apresentação Oral – Radiação Térmica,

       Espera-se que durante as apresentações os estudantes, em cada um dos dois grupos de trabalho, abordem as características que definem os diferentes tipos de propagação de calor e que tais processos se estabelecem através do fluxo de calor. Deverão entender também que alguns desses processos acontecem por meio material e outro é ocorrido pelo vácuo. Ao término das exposições o professor poderá realizar uma discussão no grande grupo atentando aspectos em comum e distintos desses processos.

       Importante enfatizar que a discussão professor-alunos sobre o processo de propagação de calor por irradiação será fundamental para compreender o estudo sobre o Aquecimento Global.

       A partir daqui a exposição de conteúdos estará diretamente interligada a uma melhor compreensão do fenômeno Aquecimento Global. Serão disponibilizados artigos, vídeo-aula, filme documentário e uma atividade experimental, visando discussões de pensamento crítico por parte dos estudantes em torno desse problema ambiental.