9 – Cinema Filme Documentário – Seremos História?

9.1 Cinema – Filme Documentário / Seremos História?

       Após o ensino aprendizagem no estudo das questões ambientais internacionais, até em forma de complementar o que discutiram em sala de aula com o professor, foi ofertado aos estudantes um momento cinematográfico com a exposição do Filme Documentário –  “Seremos História? ”. Filme estrelado por Leonardo DiCaprio e dirigido por Fisher Stevens.

       O cinema foi planejado para ocorrer em turno oposto ao que os alunos estudam, com solicitação de autorização dos pais (e/ou responsáveis) dos estudantes para assistirem. Na oportunidade, para transparecer um momento de lazer alinhado à possibilidade de os estudantes colherem mais conhecimento sobre o fenômeno do aquecimento global, os estudantes receberam pipoca e suco (refrigerante). Vale ressaltar a importância de definir de forma antecipada a organização do espaço, local onde será realizado o cinema, tais como, cadeiras, data show, caixa de som, enfatizando a necessidade de o cinema demandar espaço considerável.

       O filme pode ser obtido via compra ou aluguel através das plataformas Apple Itunes, Amazon ou Google Play. Tem duração de aproximadamente uma hora e quarenta minutos, e forma que foi sugerida a exibição do filme a partir das 19:00 H, para um público de aproximadamente 45 estudantes. Como o cinema documentário foi proporcionado a estudantes com faixa etária de 14 a 15 anos, e no período da noite, o compromisso com o horário foi fundamental. O planejado foi o de que até no máximo às 21 H do dia que foi realizado o cinema, os alunos deveriam se dirigir para suas residências, o que aconteceu. Evidentemente, que, seria fundamental a discussão sobre o que compreenderam do filme, além de exporem a mensagem que o mesmo deixou, logo após o seu encerramento. Como ficaria muito tarde para essa conversa com os estudantes, o autor do trabalho propôs essa interação no dia seguinte através de um outro recurso do Google para Educação, o Google Meet que será abordado na próxima seção.

       O filme documentário “Seremos História? ”, expõe as consequências do aquecimento global provocado pelo homem e as medidas que vêm sendo definidas e realizadas para a sua diminuição. Apresenta, também, uma mensagem preocupante sobre a evolução das condições climáticas na Terra, e o que poderia ser feito para a reversão de um futuro ambiental ameaçado. A intenção por parte do professor foi a de despertar nos estudantes o impacto social e uma visão do quão é fundamental a participação do jovem nos debates relacionados ao meio ambiente e clima na comunidade em que está inserido.

       A figura 39 exibe a sinopse do filme documentário.

Figura 39 – Filme Documentário I: “Seremos História?”

       A figura 40 ilustra o espaço organizado para o cinema e a figura 41 os estudantes perfilados acompanhando a exibição do documentário.

Figura 40 – Espaço Cinema.
Figura 41 – Espaço Cinema Estudantes.
9.2 Google Meet Documentário

       O extinto Google Hangouts Meet foi uma ferramenta do Google para Educação que facilitava o intercâmbio entre grupos de reuniões, estudos, etc., através de vídeo-chamadas com considerável número de pessoas, participando simultaneamente de uma mesma chamada ou encontro para um determinado fim.

       Baseado neste recurso, foi proposta a discussão do filme documentário “Seremos História? ”, no dia seguinte ao cinema, também no período da noite, às 19 H em uma “videoconferência” com a participação de quatro estudantes, definidos em comum acordo ao término do cinema no dia anterior.  Aproveitando o Google Chat, o professor registrou o compromisso de os estudantes escolhidos, estarem atentos com a responsabilidade de se organizarem quanto às suas participações na vídeo-chamada.  Outro ponto importante para ressaltar trata-se sobre a utilização desse recurso em notebook ou desktop.

       Sendo assim, o diálogo professor – estudantes acontecerá a distância, ou seja, educador e alunos estarão em suas residências discutindo a respeito da mensagem proposta pelo filme documentário aos telespectadores.

9.3 Google Meet – Passo a passo

       Vejamos o passo a passo sobre a utilização deste recurso do Google.

       Após acessar a página do Gmail e ter realizado seu login, seja com a conta e-Nova ou Gmail, no campo dos aplicativos do Google (aqueles nove pontinhos situados no canto direito alto da tela), localiza-se o Meet. Após clicar no ícone destinado a esse recurso, o professor será encaminhado para a página principal do Meet onde convidará os participantes (alunos) para a reunião via vídeo-chamada. O professor colocará o tema da reunião e encaminhará convites para os estudantes através dos seus e-mails e-Nova ou Gmail. Logo a seguir (figura 42) os procedimentos iniciais para o convite dos que farão parte da reunião.

Figura 42 – Google Meet I.

       O professor clica em “Participar/iniciar reunião” (figura 43) para definir o tema da videoconferência conforme imagem na sequência.

Figura 43 – Google Meet II.

       No espaço em branco o professor digita o nome do encontro. Como sugestão, “Filme Documentário”, “Seremos História? ”, “Mudanças Climáticas”, “Aquecimento Global”, etc., já que o conteúdo do filme abrange todas as temáticas mencionadas, além de conscientizar a população sobre a necessidade urgente de cuidarmos da nossa casa, nosso habitat, a Terra. Ver figura 44.

Figura 44 – Google Meet III.

       O estudante receberá um e-mail na sua conta institucional e-Nova ou Gmail sendo convidado para participar da vídeo-chamada. Observação: é de fundamental importância que o professor convide os participantes para a reunião/encontro com um pouco de antecedência. Exemplo: se o diálogo a respeito do filme documentário foi agendado para as 19 H, já a partir das 18:30 H o professor já pode convidar os estudantes, visando testes preliminares sobre o áudio do microfone, vídeo, conexão de internet, etc., enfim, para uma aula promissora sem interrupções, muito menos imprevistos.

       A partir daqui, começa o diálogo professor / estudantes sobre o filme documentário. Algumas sugestões de temas que podem ser abordados no debate:

  • Sobre a obra em si, enfatizando sua produção e direção;
  • Provocação da possibilidade de formar mais adeptos às causas do combate ao aquecimento global;
  • A Biodiversidade na Terra;
  • A visão das várias personalidades e autoridades diplomatas na discussão sobre as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento da temperatura da Terra;
  • Visão reflexiva dos estudantes levando em conta quanto o protagonista do documentário, Leonardo DiCaprio, se deparou com as consequências das mudanças climáticas quando estava participando da filmagem do filme “O Regresso”. O gelo de uma região do Canadá onde ocorria as gravações foi derretido;
  • A liberação do excesso do dióxido de carbono (CO2) e a ação humana como um dos principais motivos do aquecimento global;
  • Algumas ações que poderiam minimizar os impactos ambientais provocados pelo aquecimento global;
  • As Conferências do Clima / O que foi acordado? O que já foi feito? Se ainda não foi feito, o por quê?
  •        Estes e outros questionamentos podem ser levantados para os estudantes durante a reunião, acompanhando de forma atenta a visão e pensamento crítico de cada um. A seguir imagem da reunião remoto professor-estudantes na figura 45.

    Figura 45 – Meet Professor e Estudantes.

           Os estudantes que foram escolhidos para participarem da reunião / vídeo-chamada se encarregarão, em sala de aula, de explanarem para os outros colegas o que foi debatido com o professor sobre o filme documentário. Na oportunidade o professor poderá colher mais opiniões dos outros alunos em novo debate.