4 – Criação de Formulário

O Google Formulários é uma ferramenta que visa criar alguma avaliação para uma determinada finalidade tendo como principal trunfo o fato de o criador ou autor do teste/prova/pesquisa, receber automaticamente o resultado e colher informações acerca do conhecimento dos envolvidos que participaram do exame.

São vários os tipos de questões que podem ser criadas com a utilização desse aplicativo do Google para Educação. No caso desse trabalho o formulário foi criado com a intenção verificar os conhecimentos prévios dos estudantes em torno de um assunto de extrema relevância mundial: o Aquecimento Global. Por que Aquecimento Global? Entender e compreender a ciência por traz do fenômeno requer conhecimento de Física, principalmente daqueles ligados à Termometria e Calorimetria.

A pesquisa foi idealizada com intuito de averiguar o conhecimento dos estudantes em torno desse problema e, a partir dos resultados colhidos, a depender dos mesmos, encaminhar contextos dinâmicos de discussões e interações entre professor e alunos em sala de aula.

Sendo assim, o Google Formulário para o trabalho em apresentação foi utilizado para coletar dados dos estudantes sobre determinado tema.

Para construí-los, nos “pontinhos” de identificação dos aplicativos do G-Suíte localizar o Formulários conforme figura 17 a seguir.

Figura 17 – Localização Google Formulários.

A seguir, “criar um novo formulário”, seguindo as orientações de perguntas de múltipla escolha com resposta obrigatória, não esquecendo de acrescentar o título do formulário e a descrição do mesmo. Ao término da digitação de perguntas e respostas seguido dos requisitos anteriores o professor poderá clicar em “enviar” para direcionar a pesquisa em formato de coleta de dados para os estudantes – ver figura 18.

Figura 18 – Formulário sem título..

Na sequência, figura 19, o formulário a acerca dos conhecimentos prévios do fenômeno Aquecimento Global (o questionário encontra-se no Apêndice B) deve ser encaminhado para os estudantes com um título sugestivo.

Figura 19 – Formulário Aquecimento Global.

Depois de concluído o formulário o professor poderá encaminhá-lo clicando em “enviar” (ver figura 20). A partir disto será deslocado para a página de inserção dos e-mails Google dos estudantes. Depois de preenchido é só encaminhar que os alunos receberão em suas caixas eletrônicas para responderem. O professor receberá automaticamente as repostas na medida em que os estudantes forem concluindo. No campo “respostas”, caso os estudantes já tenham, todos, respondido o questionário, o professor já poderá averiguar os resultados em formato inclusive de dados estatísticos, conforme é ilustrado um exemplo na figura 21. Neste sentido ficará mais evidente o conhecimento ou não dos alunos em torno do tema Aquecimento Global.

Figura 20 – Enviar formulário.
Figura 21 – Coleta de dados.

Os resultados da pesquisa sobre os conhecimentos prévios dos estudantes são coletados automaticamente o que possibilita ao professor um diagnóstico mais preciso sobre o grau de instrução dos alunos em torno da proposta, proporcionando uma visão mais detalhada do conhecimento da turma. Tais resultados podem ser verificados coletivamente, ou seja, o professor terá informações relacionadas ao conhecimento prévio particular de cada estudante, e, também, da turma como um todo.  A expectativa é a de que os estudantes sejam incentivados em aprender um pouco mais sobre o fenômeno Aquecimento Global. Compete a nós, professores, do ponto de vista da antiga filosofia da natureza e agora ciência Física, fundamentar a compreensão neste assunto objetivando metas de alcance interdisciplinar.

Os próximos dois capítulos destinam-se ao ensino da Termometria (conceito, escalas termométricas e conversões) e Calorimetria (conceitos, equilíbrio térmico e processos de propagação de calor), visando compreensão científica básica em torno do fenômeno Aquecimento Global.