1 – Unidade de Ensino Potencialmente Significativa

Tomando-se por base a ideia de um tema gerador atual, o Aquecimento Global, foram explorados para o processo de ensino-aprendizagem conteúdos de Termometria e Calorimetria, obedecendo a uma sequência didática planejada e direcionada ao público alvo, isto é, estudantes do 2º ano do Ensino Médio de um centro de educação profissional na cidade de Uauá BA.

A unidade de ensino anteriormente intitulada foi idealizada por conta das orientações apresentadas por Antoni Zabala em sua obra: A Prática Educativa. Como ensinar.

Zabala (1998, p. 53) sobre as Sequências de Ensino / Aprendizagem ou Didáticas expõe:

Os tipos de atividades, mas sobretudo sua maneira de se articular, são um dos traços diferenciais que determinam a especificidade de muitas propostas didáticas. Evidentemente, a exposição de um tema, a observação, o debate, as provas, os exercícios, as aplicações, etc., podem ter um caráter ou outro segundo o papel que se atribui, em cada caso, aos professores e alunos, à dinâmica grupal, aos materiais utilizados, etc. Mas o primeiro elemento que identifica um método é o tipo de ordem em que se propõem as atividades. Desse modo, pode se realizar uma primeira classificação entre métodos expositivos ou manipulativos, por recepção ou por descoberta, indutivos ou dedutivos, etc. A maneira de situar algumas atividades em relação às outras, e não apenas o tipo de tarefa, é um critério que permite realizar algumas identificações ou caracterizações preliminares da forma de ensinar.

Significativa por causa dos princípios facilitadores de uma aprendizagem crítica de Marco Antônio Moreira, destacando-se a importância do conhecimento prévio do estudante, a diversidade de estratégias de ensino e o abandono da narrativa do professor, colocando o discente como protagonista do processo ensino-aprendizagem, princípios esses essenciais para o trânsito de uma educação de qualidade e eficaz que enriquece o debate educativo transformando-o em um momento de muito prazer e aprendizado.

Importante salientar que o produto educacional que será exposto para os leitores nos próximos capítulos, também, se preocupou, em explorar o mecanismo da interdisciplinaridade durante o transcorrer da sequência de ensino planejada. Temas sobre Biologia e Meio Ambiente, além, claro, de conteúdos ligados à Termologia, tendo como grandezas principais o calor e a temperatura.

O quadro 1 a seguir apresenta em síntese geral a sequência de ensino do produto educativo.

Observação: para a utilização das plataformas online foram necessárias, antes da aplicação do trabalho educacional, três horas-aulas para a formação das turmas virtuais.

A seguir, o produto educacional distribuído em sequência de horas-aulas, em forma de material instrucional para professores, se constituindo como uma unidade significativa interessante na perspectiva de um ensino inovador para educadores e motivador participativo para estudantes do Ensino Médio do território nacional.