7 – Khan Academy – Mudança Climática e Efeito Estufa

7.1 Interdependência Mudança Climática – Biodiversidade

A partir de agora o educador se propõe a trabalhar com seus estudantes uma coletânea de temáticas direcionadas à compreensão científica básica do Aquecimento Global. No capítulo quatro foi proposta uma pesquisa em formato de formulário / questionário com o objetivo de colher dos alunos o conhecimento prévio em relação a assuntos inter-relacionados ao Aquecimento Global. No caso da pesquisa realizada com estudantes de duas turmas do 2º Ano do Ensino Médio de um colégio na cidade de Uauá BA, foi detectado o interesse dos estudantes em aprender sobreo o aumento da temperatura do planeta Terra ao longo dos anos. Sugeriu-se nesse aspecto um trabalho interdisciplinar e transversal para melhor compreender assuntos, tais como, Mudança Climática, Efeito Estufa, Ação Antrópica Humana, etc., utilizando como metodologias de ensino a exposição de filme, atividade experimental, leitura e discussão de artigos, dentre outros, ainda, utilizando, as ferramentas educacionais do Google e também da plataforma Khan Academy.

Faz-se lembrar que, o trabalho proposto sobre o estudo do Aquecimento Global se deu mediante a carência de conhecimento por parte dos estudantes sobre tal, e, por se tratar de um assunto de relevância midiática e de impacto global.

Jacob & Colaboradores (2015, p. 14) abordam o seguinte sobre as mudanças climáticas:

Uma vez que as mudanças climáticas são um problema extremamente complexo e que afeta, direta ou indiretamente, diferentes indivíduos e grupos sociais, deveria ser garantida a participação de maior número de atores na busca de alternativa de adaptação e mitigação para as novas condições de vulnerabilidades impostas. Para tal, entretanto, devem ser criados espaços que garantam o diálogo e a reflexão e que favoreçam a sensibilização para com os problemas, a co-responsabilização e o desenvolvimento de uma postura crítica e proativa.

Para a continuidade do trabalho a partir desse capítulo sugere-se a utilização dos Chromebooks, instrumentos educacionais didáticos inseridos dentro do contexto do projeto e-Nova da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. No entanto, é importantíssimo salientar da necessidade de o espaço educacional dispor de conexão de internet veloz. Os Chromebooks são portáteis, ou seja, podem ser encaminhados até a sala de aula da turma onde será desenvolvido o trabalho, ou, se o professor preferir, a depender das condições físicas do colégio onde atua, poderá utilizá-los em um laboratório de informática. A seguir, na figura 33, a imagem dos Chromebooks do colégio em Uauá BA, onde foi aplicado o produto para as turmas do 2º ano Ensino Médio Técnico Profissional.

Figura 37 – Chromebooks Portáteis,

Vale ressaltar que, caso a entidade educacional não desfrute de Chromebooks, os mesmos poderão facilmente serem substituídos por computadores da Sala de Informática, ou Tabletes, ou Celulares, etc., reiterando, que desde que haja disposição de internet veloz e se apropriando da conta institucional e-Nova ou gmail para o acesso às ferramentas educacionais do G Suíte e também da Khan Academy.

O professor solicita dos estudantes o acesso às suas contas e-Nova ou g-Mail e os encaminha para o Google Sala de Aula Física. Na sala de aula virtual os estudantes se deparam com uma postagem da plataforma Khan Academy sobe uma vídeo-aula com o título “Como a mudança climática afeta a biodiversidade? ” Trata-se de uma vídeo-aula de aproximadamente 12 minutos, que pode ser encontrada através do endereço eletrônico <https://bit.ly/38SrOzD>. O material ficará disponível para os estudantes na sala de aula virtual do Google. Para melhor organização, o professor projeta e exibe o vídeo para os estudantes assistirem coletivamente em sala de aula.

A figura 34 ilustra imagem de parte da exibição da vídeo-aula.

Figura 34 – Mudança Climática e Biodiversidade. <https://bit.ly/38SrOzD>

A exposição do vídeo proporcionará ao professor diversos conteúdos, inclusive, a interdisciplinaridade com a Biologia, além de revisar conceitos de Física discutidos em aulas anteriores como processos de propagação de calor, em especial, a radiação térmica, e possíveis exercícios relacionados a conversão de escalas termométricas (Celsius para Fahrenheit ou vice-versa). O fenômeno do Efeito Estufa será explicado, além do conhecimento de algumas ações antrópicas que contribuem para o avanço em taxa dos gases do efeito propriamente dito, provocando com o passar dos anos o aquecimento da temperatura na Terra.

7.2 Efeito Estufa

Para casa, o professor dispõe para seus estudantes a leitura de mais um artigo especificamente falando sobre Efeito Estufa (Gases do Efeito Estufa e Alterações Antrópicas), disponível no endereço eletrônico <https://bit.ly/3gGZYbX>, através da plataforma online Khan Academy. O material foi disponibilizado para os estudantes na sala de aula virtual Google, conforme apresentado na figura 35 a seguir. Na figura 36 um trecho do artigo sobre o Efeito Estufa.

Figura 35 – Efeito Estufa.
Figura 43 – Efeito Estufa II. <https://bit.ly/3gGZYbX>

Outro ponto interessante pós estudo dessa parte da sequência de ensino será o fato de os estudantes se depararem com o conhecimento de algumas das agências internacionais que ajudam a população mundial a entender as mudanças climáticas através do aquecimento do planeta com o passar dos anos, principalmente a partir do período da Revolução Industrial com o surgimento significativo das máquinas térmicas. O IPCC (siga em inglês) – Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas é uma dessas agências que apresenta dados estimativos sobre o aumento da temperatura média da Terra.