A partir desse momento o professor propõe o estudo da Termometria para os alunos utilizando como ferramenta educacional digital a Sala de Aula Física no Google com a proposta de apresentar aos educandos as definições de Temperatura e Calor, além de diferenciar e inter-relacionar estes conceitos, oportunizando o conhecimento histórico em torno do assunto que será elucidado.
Por exemplo, Sampaio (2005, p. 146-147) apresenta em sua obra algumas teorias relacionadas às primeiras ideias sobre o calor:
Para alguns pensadores, o calor seria um fluido invisível e muito leve, que mais tarde foi chamado calórico por Lavoisier (1743-1794). Na realidade, Lavoisier chegou a incluir o calórico na sua lista de elementos químicos. Segundo essa teoria, um corpo esquentaria ao receber calórico e esfriaria ao perder calórico. Quando um corpo quente era colocado em contato com um corpo frio, o calórico passaria de um para o outro até que os dois corpos ficassem igualmente quentes (ou igualmente frios). A partir desse momento, cessaria a passagem de calor. Mais tarde essa situação foi chamada de equilíbrio térmico.
Ou seja, é fundamental a discussão histórica científica do estudo do calor e temperatura para os estudantes. Partindo desse pressuposto, pretende-se aqui nesse trabalho não só estudar conceitos básicos de Termometria e Calorimetria, mas compreendê-los através do resgate de ideias primordiais que venham possibilitar aos estudantes um mecanismo para se interessar pelo conteúdo.
5.1 Calor e Temperatura
Com a utilização da ferramenta educacional digital Khan Academy foi oportunizado para os estudantes a leitura do Artigo Calor e Temperatura, tendo como principais pontos as definições de Temperatura, Calor e Equilíbrio Térmico. O artigo também apresenta abordagem histórica sobre os primeiros conceitos de Calor através da ideia de alguns pensadores filosóficos, dentre alguns, Empédocles (492 – 432 a.C.), Aristóteles (384 – 322 a.C.) e Platão (427 – 347 a.C.). O artigo está disponível no endereço <https://bit.ly/2ZcUS1c>. O professor encaminha o artigo através do Khan Academy para a turma do Google Sala de Aula conforme apresentado na figura 22.
Na sala de aula Google de Física o artigo ficará disponibilizado para os estudantes conforme ilustração na figura 23. Clicando no link, o aluno será encaminhado automaticamente para a plataforma Khan Academy onde terá, na íntegra, todo o artigo para a disposição da leitura.
A proposta de leitura de pequenos artigos para estudantes é fundamental, pois além de motivar a classe no âmbito da prática de ler. A plataforma Khan Academy dispõe de muitos artigos, resumidos e simples, incentivando no educando o quão significativo é tal atitude. Os educadores têm papel fundamental nesse ponto, pois é de sua responsabilidade o planejamento e organização dessas atividades, por meio de lições destinadas a prática da leitura, interpretação e discussão, essenciais na construção do processo ensino aprendizagem.
Observação: a leitura do artigo poderá ser realizada em sala de aula com a utilização dos Chromebooks ou celular através do e-mail e-Nova institucional ou e-mail Google dos estudantes mediante a disposição de internet local. A utilização aqui, dos Chromebooks, foi importante na aplicação e organização do espaço, o que valerá para toda a trajetória da sequência didática quando sobre a utilização das ferramentas educacionais digitais do Google para Educação e Khan Academy, em sala.
Após a leitura, para casa, o professor propõe para os estudantes uma discussão em sala de aula do artigo “Calor e temperatura”. Importante ressaltar, que atividades propostas para casa se constituem como fundamentais na construção do processo de retorno da aprendizagem por partes dos estudantes, pois os possibilita a avaliação da compreensão do conteúdo pelos alunos que detecta o nível de aprendizagem pelos alunos.
A figura 24 ilustra a proposta de atividade sobre o artigo “Calor e temperatura”.
Sobre a proposta de atividade na Sala de Aula Física Google, o professor poderá, além de postar a atividade voltada para a realização em casa, definir a pontuação, data limite de envio por parte do estudante e alterar ou remodelar suas instruções. Aqui, no caso, foi apresentada uma sugestão de proposta de atividade, o que poderá ser modificada levando-se em consideração a realidade local e social dos alunos.
Na aula seguinte o professor introduz a temática relacionada ao estudo das escalas termométricas e conversões. Para essa aula foi utilizada a prática em sala de aula através do quadro branco de exercícios com essa finalidade, em especial, questões contextualizadas voltadas para a prática de conversões de uma escala termométrica para outra. A utilização do livro didático adotado pelo colégio será relevante mediante aos exercícios que serão propostos e resolvidos em sala de aula com discussão professor-alunos.
5.2 Conceitos de Termometria, Escalas e Conversões
Para incentivar os estudantes quanto à próxima aula é sugerido uma animação em vídeo de pouco mais de dois minutos de duração onde são abordados de forma bem sucinta as definições de temperatura, calor e escalas termométricas consideradas. O vídeo pertence a um canal do YouTube denominado “O incrível Pontinho Azul”, voltado para crianças e adolescentes que apresenta conceitos científicos. O canal utiliza-se da figura de um personagem como professor – “Bill Tyson” que tem um pouco a semelhança do grande cientista Carl Sagan. Aborda conceitos dos mais variados conteúdos de Física, Química, Biologia e Astronomia de forma bem lúdica e atrativa.
A ideia foi a de disponibilizar na Sala de Aula Física Google o vídeo para os estudantes assistirem. O vídeo está disponível no endereço <https://bit.ly/3251sJ5> com o título “Escalas termométricas – diferentes formas de medir a temperatura”.
A Sala de Aula Física Google tem a possibilidade de encaminhar material ou atividade para o estudante anexando um link importante onde se encontra algum artigo, um vídeo educativo interessante para enriquecer o conteúdo que é proposto em sala de aula, um material em Word (ou PDF) visando estudo dirigido, enfim, vários recursos de postagem nesse ambiente para os discentes. Nesse caso em específico foi direcionado para os estudantes o vídeo anteriormente mencionado para introduzir o assunto relacionado às escalas termométricas e conversões. A seguir, na figura 25, ilustração do vídeo.
Também, através do Google Sala de Aula, foi disponibilizado para os estudantes material em Slides sobre temas importantes da Termometria. O educador em sala de aula, apresenta e explica os assuntos e, logo após, o material fica disponibilizado para os estudantes estudarem de forma extraclasse. Um ponto crucial no trabalho dedicado aos estudantes é o fato de que todo material exposto nas aulas é direcionado para o Google Sala de Aula Física, isto é, o estudante por tempo indeterminado tem ao seu alcance e a sua disposição o acesso aos conteúdos que foram apresentados pelo educador durante as aulas em classe.
A seguir, na figura 26, imagem relacionada ao material em formato Power Point utilizado pelo professor para o estudo da Termometria.
Observação: a referência quanto a produção do Power Point é destinada ao livro didático adotado do 2º ano Ensino Médio no colégio onde foi aplicado o Produto Educacional que está sendo apresentado. Livro de Física “Física para o Ensino Médio. Termologia, Óptica e Ondulatória”, de Kazuhito Yamamoto e Luiz Felipe Fuke, de 2016.
Ainda em relação à Figura 26, o professor ao término da apresentação do Power Point, em sala de aula com a utilização do quadro branco, estabelece a dedução das relações entre as três escalas termométricas consideradas nos dias de hoje (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), além de resolver exercícios e/ou questões propostas (algumas contextualizadas) envolvendo conversões, Celsius – Kelvin, Celsius – Fahrenheit, Fahrenheit – Kelvin, e, vice-versa.
A estimativa para o desenvolvimento dessa subsequência de ensino é de três horas aulas.