O Google Sala de Aula é uma plataforma de ensino em que educadores podem criar turmas virtuais, distribuir tarefas, enviar feedback e o material gerado em um único lugar. Podem gerenciar tarefas e se comunicar com os alunos e os responsáveis deles. Além disso faz com que a aula não seja necessariamente dentro da ambiente sala de aula, ou seja, o estudante poderá desenvolver sua atividade utilizando o computador, Chromebook ou celular onde quer que esteja, desde que seu instrumento de acesso ao Google Sala de Aula tenha acesso à internet. Gratuito para as escolas e sem custo adicional, educadores podem acompanhar o progresso de cada aluno para melhorar seu desempenho. Para a criação desse ambiente é necessário que a escola onde o educador atua, ou secretaria de educação (municipal ou estadual), tenha alguma parceria com o Google para a Educação. Caso contrário, a formação da turma só poderá ocorrer caso professor e estudantes tenham contas e-mails Google vinculadas / contas pessoais.
2.1 Como criar a classe do Componente Curricular Física no Google Sala de
Aula?
O primeiro passo é acessar / logar seu e-mail, seja ele institucional ou pessoal. Logo após, no campo relacionado aos aplicativos do Google, que fica localizado no canto superior direito em formato de nove pontinhos, é só clicar e localizar na disposição de recursos o Google Sala de Aula, que aparecerá com a imagem de um quadro verde com borda laranja (poderá aparecer com seu nome em inglês – Google Classroom). Se não encontrar na primeira tela basta ir para a opção “mais” onde será facilmente localizado logo abaixo, conforme identificação na lista de aplicativos. As figuras 1 e 2 na sequência ilustram esse primeiro passo.
Caso ache mais fácil após logar sua conta, você poderá digitar no campo de pesquisa do Google, “Google Classroom”, e clicar no primeiro link resultante da pesquisa, que será direcionado para a plataforma, conforme apresentação na figura 3.
O interessado será encaminhado para o Google Sala de Aula onde terá a oportunidade de criar a classe de Física.
É chegado o momento de criar a sala de aula do Componente Curricular Física no Google Classroom. Para isso o educador deverá clicar no ícone “mais” onde identificará duas opções, uma para o professor (criar turma), outra para o estudante (participar da turma). Nesse primeiro momento deverá clicar em criar turma.
A imagem (figura 4) a seguir ilustra bem o local para a criação da classe, lembrando que no mesmo espaço o educador encontrará a expressão “participar da turma” que nesse caso destina-se, apenas para estudantes no momento que forem convidados através do administrador da turma, no caso o professor do Componente Curricular de Física, principalmente fora da sala de aula.
Continuando a criação da turma, o próximo passo será o de definir a nomenclatura da turma (figura 5), nesse caso opcional para o educador. Já que o objetivo é o de utilizar os aplicativos educacionais do Google para definir uma sequência de aprendizagem para conteúdos de Física, no caso desse trabalho com o estudo da Termometria, Calorimetria e Aquecimento Global, o ideal seria o nome do espaço relacionado aos assuntos que serão abordados no transcorrer das aulas.
Observa-se que para criar a turma o educador terá como opções de descrição o nome da sala de aula, o assunto que será abordado, além do número que a identifica, o que não se constitui como uma obrigatoriedade para sua criação. Depois de preenchidos os campos é só clicar em criar, que será automaticamente encaminhado para a nova sala de aula definida.
O professor perceberá o registro de um código que possibilitará aos estudantes a participação da Sala de Aula do Componente Curricular Física recém-criada. O educador, também poderá inserir seus estudantes através do e-mail Google que cada um possuir através do campo “pessoas”. Feito isso o espaço educacional de Sala de Aula do Componente Curricular Física estará criado (ver figura 6) aguardando o aceite dos estudantes convidados. Depois que todos os estudantes estiverem aceitos o convite para participarem da sala de aula, o professor estará apto para utilizar o espaço proporcionando aos seus discentes a oportunidade de interagirem constantemente, dentro ou fora da classe.
2.2 Como criar o Google Chat – Sala de Bate Papo?
O Google Chat é um aplicativo de mensagens criadas para equipes. As equipes podem trabalhar, interagir e se relacionar com facilidade em um só espaço. O objetivo da utilização desse ambiente é o de facilitar o intercâmbio entre professor-aluno e aluno-aluno, ainda com a possibilidade de inserção de pais e/ou responsáveis por estudantes. Trata-se de um recurso importante quanto a quesitos relacionados a dúvidas, informações, questionamentos em geral, enfim, um espaço com finalidades de comunicação quase que diária entre professor, estudantes e pais (ou responsáveis) de alunos. Essas salas virtuais são fundamentais com o propósito de manter as discussões educativas a longo do tempo para monitorar o andamento dos trabalhos educacionais.
O Chat do Google é acessado (figura 7) a partir do mesmo botão que permite abrir os vários aplicativos educacionais do Google para a Educação. Também poderá ser baixado em celulares. Observe a imagens a seguir, que identifica o Chat na lista de aplicativos do Google para Educação.
Clicando no ícone relacionado ao Google Chat o professor será levado a essa plataforma onde será possível criar os ambientes/salas (“Criar sala”) de bate papo com a inserção de estudantes através dos seus e-mails institucionais e-Nova ou e-mails particulares Gmail conforme apresentação na figura 8.
É importante destacar que a nomenclatura da sala de bate papo no Google Chat fica a critério do educador levando-se em consideração o objetivo da formação do espaço, seja para direcionar os trabalhos de uma turma em específico, ou, discutir com os estudantes sobre um projeto didático, realização de seminário, exposição e/ou apresentação de um experimento. Enfim, a sala tem a finalidade de criar o ambiente de trabalho proposto pelo professor, facilitando o intercâmbio e o feedback no processo de ensino e aprendizagem. No caso do trabalho apresentado, as salas de bate papo no Chat do Google criadas estão ligadas diretamente ao 2º ano do Ensino Médio, visto que a sequência se destina ao aprendizado de conteúdos de Física da ementa curricular dessa etapa escolar da Educação Básica, ou seja, Termometria, Calorimetria e Aquecimento Global.
Após clicar em “Criar sala” o professor será direcionado no mesmo ambiente Chat a definir, especificar o ambiente levando-se em consideração, como foi exposto anteriormente, a finalidade do espaço. Portanto, é muito importante estar bem explícita a nomenclatura da sala chat interligada ao propósito da mesma, ou seja, a intenção de discussões no novo ambiente criado.
A figura 9 a seguir apresenta o campo de especificação do Chat que será criado pelo educador.
Finalizada a identificação (ou especificação) da sala, o professor poderá clicar em “criar” para concluir a formação do ambiente de discussões educacionais no que tange ao Componente Curricular Física do Ensino Médio. Nesse momento o professor será encaminhado para o campo de inclusão de estudantes clicando em “adicionar participantes” (ver figura 10), e, caso ache necessário, além de alunos, os pais (ou responsáveis) dos mesmos também poderão ser incluídos na sala, desde que possuam uma conta Gmail. A figura 11 apresenta o campo destinado à inclusão dos estudantes através de suas contas do Gmail.
Feito isso a Sala de Bate Papo Google Chat estará totalmente apta para os diálogos educacionais no componente curricular da Ciência da Natureza Física entre professor, estudantes e até pais (ou responsáveis).